Os escritores da leitura catarinense🏴
OS 5 ESCRITORES DE SANTA CATARINA
Bom já para começar escolhi em me aprofundar no Lindolfo Bell. Lindolf foi líder do movimento Catequese Poética, uma iniciativa que levava a poesia às ruas por meio de recitais e de cantorias que fazia na janela de sua amada, praças, ruas, viadutos, escolas e universidades.
Casou-se com a escultora blumenauense Elke Hering. Na década de 1970 os dois, juntamente com o casal de amigos Péricles e Arminda Prade, fundaram a primeira galeria de arte de Santa Catarina, a Açu-Açu, em Blumenau.
Lindolfo Bell, Nascimento: 2 de novembro de 1938 e sua morte foi em 1998, Nasceu em Timbó, a historia dele e que Lindolf Bell era formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo. Seu gosto pela poesia veio dos pais, Theodor e Amália Bell, ambos lavradores (o pai também foi caminhoneiro ). Sua mãe costumava declamar poemas em reuniões familiares. Essa influência foi definitiva na carreira de Bell, encontrando-se enraizada na vida e nas obras do poeta.
Guido Wilmar Sassi nasceu em 15 de setembro de 1922 e morreu em 2002 e nasceu em Lages, bom ele filho de Francisco Sassi e Ana Maria Hamitzsch. Passou sua infância e juventude entre Lages e Campos Novos, no interior de Santa Catarina. As duas cidades foram importantes fontes para as histórias que o autor escreveria anos mais tarde.
Filho de Francisco Sassi e Ana Maria Hamitzsch. Passou sua infância e juventude entre Lages e Campos Novos, no interior de Santa Catarina. As duas cidades foram importantes fontes para as histórias que o autor escreveria anos mais tarde.
Cristóvão Tezza nasceu em 21 de agosto de 1952 com os seus 71 anos mora em Lages também, Em sua juventude, Tezza trabalhou em teatro, participando do Centro Capela de Artes Populares, com sede em Antonina, Paraná, sob direção de W. Rio Apa. Em 1970 concluiu os estudos no Colégio Estadual do Paraná.
Dionísio Silva nasceu em 1948 e hoje em dia esta com os seus 76 anos e nasceu em Blumenau, Dionísio da Silva (Siederopios 1948) é um escritor, professor, radialista, roteirista e editor brasileiro.
Seu trabalho de editor começou em 1993, quando fundou e foi diretor por oito anos consecutivos da Editora da UFSCar, prosseguiu na Editora da Unisul, como diretor adjunto (2014-2018), e retomou seu trabalho de editor na Almedina Brasil (2020-2023).
Silvio Back nasceu em 1937 tem seu 83 anos e mora em Blumenau. Durante a década de 1970, dedicou-se por completo as produções cinematográficas, desenvolvendo curtas, médias e longa metragens, como A Guerra dos Pelados, Aleluia Gretchen, Revolução de 30, além de documentários, como Curitiba: uma experiência em planejamento urbano.
E E ISSO TCHAU GALERAAAAA!
Muito bom
ResponderExcluirotimo
ResponderExcluirleio semana que vem
ResponderExcluirBoa gustavinho......
ResponderExcluirQue legal Schwingel
ResponderExcluir